Da mesa para a tela: transformando o cardgame Poranduba em um jogo digital
Poranduba - Cartas de Cultura é um jogo de cartas estratégico inspirado no folclore brasileiro, criado por Andriolli Costa e concebido com a colaboração de mais de 30 ilustradores de todo o país.
Visando expandir o projeto e proporcionar aos jogadores uma imersão mais acessível e dinâmica na cultura brasileira, os idealizadores procuraram a 40giants para adaptar o jogo para uma versão digital em formato mobile.
📌 Papel: UX/UI Designer
⚙️ Time: 1 designer, 1 developer & 1 project manager
🗓️ Duração do projeto: 6 meses (jan/2023 - jul/2023)
👾 Cliente: 40 Giants Entertainment


Primeiros conceitos
Para tangibilizar nossas ideias comecei a desenhar os primeiros wireframes do jogo. Nessa etapa, meu maior desafio foi organizar a arquitetura da informação e a dimensão de todos os elementos da interface para que ficassem visíveis para ambos os jogadores, que interagiriam com esses elementos a partir de uma interface compartilhada.
Apresentamos nossas ideias iniciais para o cliente por meio dos protótipos desenhados e de uma build jogável. Com o material revisado e aprovado, parti para a criação de mais protótipos para interfaces de outros fluxos do jogo, além de iniciar a adaptação das cartas para o formato digital.
As cartas demandaram uma atenção especial: originalmente, a anatomia da carta é composta por elementos como nome, categoria/tipo, efeito, descrição, citação, pontos de força/vida e QR Code (este leva para o website do jogo). Afim de garantir que o conteúdo ficasse legível em todos os cenários do jogo na interface mobile e que a arte da carta fosse valorizada, foram necessárias algumas alterações na composição, além de estabelecer 4 tamanhos diferentes para cada carta.
Versão final das interfaces
Com os wireframes aprovados foi o momento de aprimorar as interfaces. Utilizei o mesmo estilo visual do jogo físico, aproveitando os assets, estilos de cor e fontes topográficas disponibilizados pelo cliente para garantir uma identidade consistente.
No total desenhei mais de 100 telas em alta fidelidade, que foram apresentadas a partir de um protótipo navegável no Figma. Essas telas refletem todos os fluxos e interações do jogo, demonstrando seu o funcionamento e navegação. O uso da ferramenta também proporcionou ao desenvolvedor da equipe um handoff completo e detalhado para que a implementação do jogo na Unity fosse fiel ao design.




Imagem 1: Fluxo de gameplay inicial, essencial para prever as interações e telas a serem consideradas.
Imagem 2: Anatomia da carta.
Imagem 4: Wireframes de algumas interfaces do jogo. Cada cor representa um tamanho de carta diferente.


Imagem 3: Conceito inicial da adaptação da carta em diferentes tamanhos, aproveitando seus elementos visuais pré-existentes. No maior dos tamanhos ainda foi necessário alocar parte do conteúdo em uma janela separada para permitir a legibilidade das informações.
Desafios
Criar a experiência do jogo físico em versão mobile, preservando sua essência e estilo artístico original.
Organizar os elementos da interface para se ajustar ao tamanho limitado da tela do celular de forma que permaneçam visíveis e acessíveis.
Projetar uma solução para dividir a tela entre os dois jogadores, que usarão um único dispositivo, sem comprometer a jogabilidade.
Otimizar as regras e mecânicas para que funcionem nas limitações do digital, mantendo a diversão do jogo original.
Adaptar as 55 cartas do baralho físico para o digital garantindo a legibilidade dos textos e a visualização das artes dos personagens.
Elaborar interações intuitivas que facilitem a seleção e manipulação das cartas via touchscreen.
Finalizar o projeto em 1 semestre, com uma equipe composta por apenas 3 pessoas.
Desenvolvimento
Etapas iniciais
Os primeiros encontros foram focados em aprender as características do jogo e entender as necessidades do projeto. Para isso, fizemos reuniões com o cliente para esclarecer todas as dúvidas e descobrir suas principais referências e o que não podia faltar no jogo.
Após inúmeras sessões de jogatina do Poranduba, entendemos a fundo a estrutura do jogo e as complexidades envolvidas para a adaptação para o digital. A maior das limitações era o funcionamento do sistema de multiplayer: ao contrário do cenário comum de um jogo de cartas multiplayer, onde cada player joga de um celular, o Poranduba opera em apenas um dispositivo, com os jogadores interagindo a partir de uma única tela em turnos distintos.
O processo de ideação partiu pelo desenho do gameflow, que facilitou a visualização do fluxo do jogo e o entendimento de quais telas precisariam ser desenhadas, e um benchmarking de outros jogos do gênero.


Imagem 5: Overview de todos os protótipos em alta fidelidade desenhados.


Imagem 6: Visual final das telas de Menu inicial, Tutorial e Baralho.


Imagem 7: Visual final das telas de Troca de turno, Gameplay e Resultado.
Versão final das cartas


Imagem 8: Overview das cartas adaptadas, num total de 255 cartas


Imagem 9: Cartas com tamanho adaptado para visualização na visão CAMPO.


Imagem 10: Cartas com tamanho adaptado para visualização na visão MÃO.


Imagem 11: Cartas com tamanho adaptado para visualização na visão BARALHO.


Imagem 12: Detalhe da carta, que é aberto no momento em que o jogador pressiona a carta a partir do CAMPO, MÃO ou BARALHO.
Conclusão
Após muitos encontros, reuniões, alterações e finais de semana dedicados, minha atuação no projeto chegou ao fim. Destaco aqui o apoio do Andriolli, criador do Poranduba, que esteve envolvido de forma integral desde o início. Com paciência e gentileza, ele prestou todo o apoio necessário respondendo os nossos questionamentos, compreendendo nossas limitações e fornecendo feedback construtivo.
Participar desse projeto foi uma experiência fantástica, não apenas porque sou apaixonada pelo folclore brasileiro, mas também porque, mais do que um jogo, vejo o Poranduba como uma ferramenta educacional valiosa que pode ser distribuída em escolas para ajudar estudantes a aprender mais sobre o nossa cultura e desenvolver habilidades cognitivas de forma lúdica.
O jogo foi disponibilizado em versão demo pela plataforma itch.io. Atualizações estão previstas para serem lançadas futuramente, incluindo a implementação completa da interface desenhada. Enquanto isso, sinta-se à vontade para testar o jogo e sugerir melhorias!